Academia faz recepção solene ao Grupo Álvaro Fonseca Oliveira, 1º do Movimento Cultural Maria Pereira a tomar posse.

Para celebrar as duas datas históricas: 20 de outubro de 1697 (emancipação da vila que pertencia a São Cristóvão, a capital) e 30 de outubro de 1675 (a fundação da vila de Itabaiana) e para recepcionar o primeiro Grupo de trabalho do Movimento Cultura Maria Pereira, a Academia Itabaianense de Letras realizou, na última sexta-feira, 25 de outubro, uma sessão festiva, no espaço nobre da Câmara de Vereadores, em Itabaiana.
O acadêmico José de Almeida Bispo discorreu sobre o segmento histórico e Antônio Saracura, que atuou como presidente, fez a saudação aos seis “macadêmicos” do primeiro grupo de trabalho (“eles vão nos levar ao chão das escolas onde se molda o futuro”), uma professora e cinco estudantes: Rosa Maria Vieira de Santana (professora), Karla Laiane Santos Santana (estudante), Aline Andrade de Oliveira (estudante), Diogo Gomes dos Santos (estudante), Cleane Lima da Paixão (estudante), João Paulo Santos de Jesus (estudante). Em seguida, cada “macadêmico” usou a palavra para imortalizar os patronos de suas cadeiras: Álvaro Fonseca Oliveira, Antônia Andrade (dona Tota), Antônio Melo, Armindo Guaraná, Padre Artur Moura Pereira e Irmã Auxiliadora (Maria Auxiliadora Graça Leite).
Presentes estiveram pessoas da sociedade, membros da Academia Itabaianense, de academias visitantes (Sergipana e Serrana de Jovens Escritores), e representantes das famílias dos “macadêmicos” e dos patronos.
Ao final, em nome das famílias dos ilustres itabaianenses imortalizados, usou a palavra, Mozart Fonseca Oliveira, irmão de Álvaro Fonseca de Oliveira, dizendo de sua emoção em viver esse momento singular, quando o mérito de grandes do nosso passado está sendo reconhecido pela Academia Itabaianense de Letras e pelo Movimento Cultural Maria Pereira.
Por Antônio Francisco de Jesus, Saracura

Dulce Olga, representante da família Graça Leite, recebendo das mãos de Domingos a Moção do Mérito Reconhecido, da Irmã Auxiliadora 
Professora Rosa Maria, criadora da Academia Serrana de Jovens Escritores, e líder do Grupo 1, com a pequena gigante Giovana, atual presidente da citada Academia 
Parte do convidados, destaques para Mozart Fonseca e familia, o casal Roberto e Rosemeire, representando a família do saudoso Álvaro; mais Dulce Olga com Irmã Luciana Quaresma. 
A confreira Inês, em ato de entrega de Moção à presidente da ASJE, Giovana Bispo de Jesus, e o confrade José de Almeida Bispo entregando Moção à diretora da Escola Municipal Dom José Thomaz, professora Ivanete Lima Mendes. 
Terminando a audição do Hino Nacional 
Domingos Pascoal, do alto de sua simplicidade em direção à mestra de cerimônia e titular da Cadeira 2 do Maria Pereira, à cumprimentá-la. 
Família Fonseca e reprentante da família Graça Leite, em destaque 
O empossantes do Movimento Cultural Maria Pereira 
Presidente da ASJE-Academia de Serrana de Jovens Escritores, Giovana, e ex-presidente da ASJE e 6º membro do Maria Pereira, João Paulo.
Deixe um comentário